terça-feira, 2 de agosto de 2011

Súmula da ANS impede discriminação de idosos

Agência Nacional de Saúde (ANS) publicou súmula que promete colocar freio na discriminação generalizada que atinge os maiores de 59 anos. De acordo com a determinação, as empresas de plano de saúde que dificultarem ou impedirem a adesão de idosos portadores de deficiência ou doença crônica poderão ser multadas. O valor da pena pode chegar a R$50 mil. O coordenador do Procon, Sebastião Severino Rosa, alerta que nenhuma empresa pode impedir que o idoso se filie ao plano, por conta da idade. Segundo especialistas, falta fiscalização, por isto a necessidade de uma ação mais punitiva às operadoras. Restringir a entrada de usuários pela idade, ou condição de saúde, é irregular, mas a ausência de uma ação eficaz punitiva permite que o mercado adote livremente a prática.
Para os especialistas na área da saúde da ONG Portal Saúde isso é mero texto para mostra uma “pseudo” eficiência da ANS. Na pratica tudo é diferente. Quem pode pagar aproximadamente mil reais por mês por um Plano de Saúde mediano? É dessa forma que o poder ainda continua nas mãos das Operadoras de Saúde. Elas vão coibir os idosos através das altas mensalidades que vão estipular e ainda na pratica esses idosos terão muitas negativas para suas necessidades clinicas.
O Procon está pronto para receber  o consumidor caso haja reclamações de algum plano que tenha dificultado a filiação de idoso. Entretanto, Sebastião alerta que é preciso que tenha sido feita uma oferta, isto é, se tornando efetivamente um consumidor, caso contrário, a melhor dica é que a pessoa procure a Justiça. “A súmula traz ainda determinações como o reajuste nos valores do plano por faixa etária, que pode ser, no máximo, até os 59 anos”, explica Sebastião.
Para Adriana da Cunha Leocadio – presidente da ONG Portal Saúde isso não mudará em nada e recomenda aos necessitados a buscar a justiça. E para os idosos que já possuem um Plano de Saúde tenha muito cuidado ao pensar em mudar para outra operadora. Enganam-se quem pensa que a Justiça na Área da Saúde é lenta. Enganam-se quem acredita que o PROCON ou IDEC podem fazer alguma coisa para ajudar. Na maior parte das vezes eles estão de mãos amarradas. Nunca abaixe a cabeça diante de uma operadora de Plano de Saúde ou caia na armadilha de que a Justiça é lenta, busque seus direitos com advogados especialistas na área da saúde, não esqueça que o bem maior que será pleiteado é a VIDA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário